top of page
Buscar

Condomínio sustentável: Desafios e vantagens

Em um mundo cada vez mais preocupado com a preservação do meio ambiente, os condomínios desempenham um papel fundamental na promoção da sustentabilidade e na redução do impacto ambiental. Ao adotar práticas eco conscientes, os condomínios não apenas contribuem para a proteção do planeta, mas também podem reduzir custos operacionais e melhorar a qualidade de vida dos moradores e evitar desperdícios. Tornar seu empreendimento habitacional de maneira a minimizar seu impacto ambiental, é sem dúvida, valorizar não apenas o empreendimento, como o meio ambiente, na criação de um ambiente saudável e equilibrado para os moradores e visitantes.

 

Como tornar um condomínio sustentável?

 

Sem dúvidas, é um processo que demanda atitudes e procedimentos em diferentes aspectos do empreendimento. O mais importante é promover a conscientização ambiental entre os moradores do condomínio, realizando campanhas educativas, fornecendo informações sobre práticas sustentáveis e seus benefícios e incentivar a participação ativa de todos.

 

Os moradores devem ser encorajados a adotar hábitos mais sustentáveis em suas unidades, como economizar água e energia, separar corretamente o lixo, com a disponibilização de recipientes adequados para a separação de materiais recicláveis, orgânicos e rejeitos, e utilizar produtos e materiais ecológicos. Entendemos que é fundamental estabelecer parcerias com cooperativas de reciclagem para a destinação correta dos resíduos.

 

Recomenda-se também investir em eficiência energética, substituindo lâmpadas convencionais por lâmpadas LED de baixo consumo, instalação de sensores de presença para controlar a iluminação em áreas comuns e da implementação de temporizadores para desligar automaticamente as luzes em horários específicos. Uso de sistemas de energia renovável, como painéis solares, para abastecer as áreas comuns do condomínio.

 

Aprovação de Horta comunitária, sistema de compostagem de resíduos orgânicos, coleta seletiva de resíduos, são medidas de alimentação saudável, interação social, melhoria da qualidade do ar, redução de resíduos enviados para aterros sanitários e estimula a consciência ambiental. Não incomum, é a falta de água em condomínio. Nesse sentido, considerar a captação e reutilização da água da chuva para atividades como a rega de jardins também pode ser uma medida adotada.


Além disso, imprescindível estar com a manutenção e conservação adequadas, com as inspeções regulares, a fim de identificar vazamentos, infiltrações, problemas de isolamento

térmico, dentre outros. Portanto, a contratação de profissionais especializados é imprescindível. Outrossim, muitos municípios já adotam o desconto chamado IPTU VERDE (também chamado de Ecológico ou Sustentável) para os proprietários que adotarem em seus imóveis medidas sustentáveis. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 13/2019 permite aos municípios reduzirem o valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para incentivar a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.

 

Conclui-se, portanto, que há várias vantagens de se adotar práticas sustentáveis no condomínio. Além da preservação do meio ambiente e da economia de recursos, o condomínio será mais valorizado no mercado imobiliário e os condôminos terão maior qualidade de vida.


*Claudia Maria Scalzer

Advogada OAB/ES 7.385

Membro da Comissão de Direito Condominial da OAB/ES

Professora Universitária

Proprietária do Escritório de Advocacia SCALZER Advocacia Condominial

Advocacia Especializada em Condomínio há mais 15 anos


 

 
 
 

Commentaires


bottom of page